O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou a criação do Prêmio Mulheres e Ciência, com o objetivo de reconhecer e valorizar a trajetória de pesquisadoras que se destacam em suas áreas. A iniciativa conta com a parceria do Ministério das Mulheres, do British Council e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e terá seu primeiro edital publicado nas próximas semanas.
O prêmio visa promover a diversidade, pluralidade e maior participação feminina nas carreiras de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, busca fortalecer a equidade de gênero, premiando as pesquisas e atividades desenvolvidas por mulheres que contribuem para o avanço do conhecimento e da inovação.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, ressaltou a importância do prêmio: “Criar um prêmio voltado exclusivamente para as mulheres na ciência é uma forma de reconhecer e valorizar sua contribuição essencial para o avanço do conhecimento. Com essa iniciativa, buscamos não apenas destacar trajetórias inspiradoras, mas também promover a inclusão e a excelência, fatores indispensáveis para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”.
Categorias de Premiação
O Prêmio Mulheres e Ciência reconhecerá pesquisadoras em três grandes áreas do conhecimento:
1- Ciências da Vida
2- Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
3-Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes
Além disso, o prêmio se divide nas seguintes categorias:
•Estímulo: Destinada a pesquisadoras com até 45 anos.
•Trajetória: Voltada para cientistas a partir dos 46 anos.
•Mérito Institucional: Reconhecimento para até três instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa que promovam políticas de igualdade de gênero.
Opmerkingen