top of page
Foto do escritorLUIZ CARLOS DOS PRAZERES SERPA ALFINO

Estudante do OndaCBC na UFPE realiza doutorado sanduíche nos EUA

Uma aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) embarcou em uma experiência acadêmica de grande relevância ao realizar um doutorado sanduíche nos Estados Unidos.

A aluna, Jéssica Bárbara da Silva é integrante da Rede de Pesquisa e Inovação em Energia da Biomassa no Semiárido (REPIENSA), rede vinculada ao INCT "Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC)", também sediado na UFPE.

A iniciativa visa ampliar o seu conhecimento em métodos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Avaliação do Custo do Ciclo de Vida (LCCA), com foco em impactos ambientais e econômicos de tecnologias energéticas e sociais no semiárido.

A estudante teve a oportunidade de colaborar com o grupo de pesquisa do Professor Dr. Kevin Orner, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da West Virginia University (WVU), onde se encontra expandindo seu entendimento sobre métodos de análise e ferramentas voltadas ao gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos, além de práticas para a recuperação de nutrientes e energia. Esses conhecimentos são de extrema relevância para o semiárido, onde os desafios do nexo água-alimentação-energia exigem soluções sustentáveis que possam beneficiar a população local.


O OndaCBC, ao qual a estudante está vinculada, é uma rede de pesquisa que se destaca pela formação de pesquisadores e pela geração de conhecimentos essenciais para a preservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. Por meio de redes como a REPIENSA, o OndaCBC contribui diretamente para que seus pesquisadores tenham acesso a experiências internacionais, fomentando o intercâmbio científico e a aplicação de metodologias avançadas em estudo. Os estudos da aluna foram financiados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


A participação da aluna no projeto de pesquisa nos EUA reforça o papel do OndaCBC na formação de novos cientistas e na promoção de um entendimento mais abrangente dos desafios ambientais no Brasil. Segundo especialistas da área, a aplicação da ACV e da LCCA em tecnologias voltadas ao nexus água-alimento-energia no semiárido pode levar a avanços significativos em sustentabilidade. Essas ferramentas permitem uma análise mais completa dos impactos de cada tecnologia, considerando desde a extração de recursos até o descarte, proporcionando uma visão detalhada sobre os custos e benefícios de longo prazo das iniciativas implementadas.

 

Por Luiz Carlos Alfino

168 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page