Integrantes do INCT-OndaCBC prestigiam a solenidade de posse do novo diretor do INSA/MCTI - Prof. José Etham de Lucena Barbosa, em Campina Grande-PB
- LUIZ CARLOS DOS PRAZERES SERPA ALFINO
- 21 de mar.
- 3 min de leitura

Integrantes do INCT - Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC) participaram da solenidade de posse do novo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Prof. José Etham de Lucena Barbosa, para a gestão 2025-2029. O evento ocorreu no dia 20/03/2025 e contou com a presença de autoridades nacionais, regionais e locais das áreas científica e política, além de uma participação expressiva de profissionais do Instituto.
O OndaCBC esteve representado pela Dra. Ana Dolores Freitas (Coordenadora da Sub-rede PERENE e Vice-Coordenadora da Rede RENOVAS), pelo Dr. Aldrin Marin (Coordenador da Sub-rede GEDAE), pelo Dr. Severino Neto (Pesquisador do Laboratório LTC RX e Professor Visitante do OndaCBC), pelo Dr. Luiz Carlos Alfino (Coordenador de Comunicação do OndaCBC), e pelo Dr. Paulo Henrique Antonino (Engenheiro Consultor que acessora o OndaCBC em políticas e gestão estratégica).
A cerimônia foi prestigiada pela Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Luciana Santos, que representou o governo federal. A mesa solene contou com diversas autoridades, entre elas: o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do INCTI, a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), o Diretor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Vereadora Jô Oliveira.
Representantes do OndaCBC em registro com autoridades do evento
INSA/MCTI e OndaCBC: Parceria Estratégica no Estudo da Caatinga e Sustentabilidade no Semiárido
A Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, tem sido objeto de intensas pesquisas para melhor compreensão de sua dinâmica ambiental e dos impactos das mudanças climáticas. Nesse sentido, o OndaCBC e o INSA têm uma parceria histórica, conduzindo estudos que abordam temas essenciais para a conservação e o desenvolvimento sustentável da região semiárida.
O INSA, tem grande capacidade para contribuir com o monitoramento de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e desenvolvimento de tecnologias adaptadas às condições climáticas da região. O instituto investe em projetos voltados à segurança hídrica, uso eficiente da água e práticas agroecológicas que possibilitam a convivência sustentável com a seca.
O OndaCBC produz pesquisas de destaque sobre a ciclagem biogeoquímica da água, do carbono, do nitrogênio e demais elementos químicos na Caatinga, investigando como esses processos são influenciados pelas mudanças climáticas e pelo uso do solo. O observatório utiliza tecnologia de ponta, como sensores remotos e torres de fluxos, para medir variáveis ambientais e compreender os impactos da degradação ambiental e das estratégias de restauração ecológica, objetivando o desenvolvimento de tecnologias de convivência com a seca e de mitigação às mudanças climáticas.
A convergência entre as pesquisas do INSA e do OndaCBC reforça a necessidade de um olhar multidisciplinar sobre os desafios enfrentados pelo Semiárido. Ambas as instituições atuam no desenvolvimento de estratégias para mitigação dos efeitos da desertificação e na proposição de políticas públicas que assegurem a resiliência dos ecossistemas e das comunidades locais.
A posse do Prof. Etham Lucena reforça o compromisso do INSA com o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro, fortalecendo a articulação entre pesquisa, inovação e políticas públicas voltadas para a região. A participação dos representantes do OndaCBC no evento reafirma a importância do trabalho colaborativo em prol da preservação e sustentabilidade do bioma Caatinga.
Essa sinergia institucional não apenas fortalece a produção de conhecimento sobre a Caatinga, mas também contribui para a formulação de soluções que aliam ciência, tecnologia e sustentabilidade para o futuro do Semiárido brasileiro, com o compromisso de melhorar a qualidade de vida das populações da região.
Redação e Imagens Luiz Carlos Alfino
Comments