A PereNE (Rede de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração no Nordeste Semiárido) é uma rede de pesquisas associada ao OndaCBC que tem como objetivo a implantação e manutenção em longo prazo de sítios de experimentação e amostragem visando o melhor entendimento do funcionamento dos ecossistemas da região Nordeste do Brasil.
O Semiárido brasileiro apresenta escassez histórica de conhecimentos científicos sobre os processos ecológicos que condicionam a conservação dos agroecossistemas, o que dificulta a definição de políticas públicas de promoção da conservação e do uso sustentável de sua biodiversidade e a valoração dos seus serviços ecossistêmicos. Neste contexto, a PereNE propõe a avaliação dos impactos das mudanças de cobertura e uso da terra, do pastejo e da variabilidade climática sobre o funcionamento dos ecossistemas e a biodiversidade no Semiárido.
A sub-rede tem parceria com várias instituições de pesquisa da região, que colaboraram nos dois principais projetos da Perene: Rede de parcelas permanentes para pesquisas de longa duração e Botija – Banco de dados e amostras ambientais da região Nordeste.
Atualmente oito unidades experimentais de pesquisa localizadas na Caatinga, distribuídas nas cidades de, Araripina-PE, Arcoverde-PE, Campina Grande-PB, Caruaru-PE, Nossa senhora da Glória-SE, Petrolina-PE, São Bento do Una-PE, Sertania-PE, da região semiárida do Nordeste onde a implantação iniciou em 2018 se estendendo até 2022, com a proposta de fazer o monitoramento em unidades experimentais especializadas em diferentes microrregiões do Semiárido. As unidades experimentais são desenhadas com o objetivo de terem baixa manutenção, praticidade no acompanhamento, ampla área uniforme, e até o isolamento da área, que estivessem sendo utilizada para pecuária.
Cada unidade experimental possui tipos de cobertura vegetal do bioma Caatinga: Caatinga fechada, com avançado estado de crescimento e regeneração; Caatinga aberta com menor densidade de árvores e arbustos grandes e maior cobertura de estrato herbáceo; Pastagem herbácea, área antropizada formada por herbáceas, com poucos arbustos grandes e árvores em regeneração.
Estudos ecológicos de longa duração são raros, devido à necessidade de se desenvolver pesquisas dentro dos cronogramas reduzidos dos projetos financiados por agências. Entretanto, tais estudo são indispensáveis para a compreensão do funcionamento dos diversos agroecossistemas.
Com o prosseguimento das pesquisas e obtenção de financiamentos, a proposta é alocar réplicas das parcelas existentes, aumentando a representatividade das medidas e estimativas realizadas.
Comments