top of page
Biochar and Trichoderma spp. from and applied in different approaches in the lavoura-pecuaria-forest integration system: effects on microbial and biochemical quality of soils

Biochar and Trichoderma spp. from and applied in different approaches

Investimento

2018

2024

20000

Descrição

O biochar tem sido cada vez mais estudado como um condicionador capaz de trazer múltiplos benefícios ao solo. Suas vantagens vão desde melhorias na estrutura, retenção de água e adsorção de metais pesados do solo até ao aumento da atividade microbiana, podendo servir de via de inoculação de Trichoderma spp., fungo promotor de desenvolvimento vegetal e controlador de fitopatógenos. A utilização do biochar no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) tem o potencial revelado através da grande quantidade de biomassa gerada nesse tipo de exploração. Esse montante asseguraria a disponibilidade de matéria-prima para o processo de pirolise no feitio do biochar, mitigando a demanda de fertilizantes minerais, aumentando a produtividade e a sustentabilidade do sistema ILPF integrado às culturas da mandioca e da palma forrageira. Essas plantas se destacam pela alta adaptabilidade às regiões semiáridas e aos solos arenosos, muitas vezes sendo as únicas alternativas contra as secas em diversas propriedades familiares no Brasil. Nessas condições, os objetivos deste projeto serão: 1. Produzir diferentes tipos de biochar através do aproveitamento de resíduos do sistema ILPF; 2. Avaliar a qualidade e eficiência desses produtos; 3. Testar o biochar nas culturas da mandioca e da palma em sistema ILPF sob duas perspectivas: biofertilizante; e inoculado com Trichoderma spp. para promoção de desenvolvimento vegetal e controle de podridões radiculares (veículo de inoculação).

Fonte Recursos

–––––

Ficha Técnica do Projeto

Instituição Sede

Sigla

Desde

2018

Rede Vinculada

Coordenação

Assuntos Relacionados

Inovação, biocarvão, microbioma, patentes, sustentabilidade

Publicações vinculadas ao Projeto

Com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações do Nordeste, o OndaCBC, produziu ao longo de anos de atuação uma biblioteca com extensa produção de artigos científicos. É resultado de investimentos em pesquisas e de parcerias entre diversas Universidades do Nordeste e instituições de pesquisas regionais.

Laboratórios e Estações

Os projetos vinculados aos OndaCBC contam com suporte de diversos laboratórios distribuídos pela Região Nordeste contando com o acesso a equipamentos e a estações experimentais de medição de variáveis ambientais e monitoramento dos ecossistemas.

Nuvem de Tags

Assuntos relacionados ao projeto

Utilize as setas laterais (esquerda e direita) para navegar entre os projetos em ordem alfabética

bottom of page