Descrição
A Rede de Pesquisa em Cidades Sustentáveis (Rede Urbis) tem como objetivo realizar pesquisas e ações de educação ambiental que possam contribuir com a melhoria da sustentabilidade nos municípios do Nordeste do Brasil, desenvolvendo e incentivando mudanças de hábitos e a adoção de tecnologias acessíveis e adaptadas à nossa região.
Ao longo das últimas décadas observou-se um intenso processo de urbanização em praticamente todo o globo e hoje, na maior parte dos países, a população vive predominantemente nas áreas urbanas. No Brasil, o rápido aumento populacional, as migrações para as grandes metrópoles e a falta de planejamento urbano criaram, na maioria das cidades, condições inadequadas de vida, exacerbando as desigualdades socioeconômicas e criando severos problemas ambientais decorrentes da má gestão dos resíduos, dos esgotos, dos recursos hídricos, dos espaços verdes, entre outros fatores.
Diante deste cenário, a Rede Urbis vem atuando em ações de pesquisa, extensão e inovação no tema de gestão de resíduos sólidos, incluindo a operação da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) no campus Recife da UFPE.
A Berso possui os processos de digestão anaeróbia e compostagem, além de também possuir uma horta experimental comunitária e manter a maior parte destas instalações com captação de águas pluviais. Além das pesquisas de mestrado e doutorado, a biorrefinaria também interage continuamente com a comunidade através do recebimento de visitas técnicas e da doação de composto orgânico para fins não lucrativos. Além disso, ao tratar parte significativa dos resíduos orgânicos gerados pela UFPE, a Berso surge como modelo de solução para os municípios da região, sendo procurada constantemente por representantes do poder executivo para consultorias e realização de cursos de capacitação.
No eixo Inovação destaca-se a startup criada na Berso – a Pegasus. Incubada no Polo Tecnologico da UFPE, a Pegasus é responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta para coleta, armazenamento e avaliação de dados de coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos. Dois municípios já são conveniados à UFPE para realização de testes do aplicativo.
Atualmente, a sub-rede conta com 14 pesquisadores em exercício: 6 alunos de doutorado, 3 de mestrado e 5 de graduação.
Coordenação Rede de Pesquisa
Números da Rede de Pesquisa
PROJETOS
PUBLICAÇÕES
00
Projetos vinculados a Rede de Pesquisa
Publicações vinculadas a Rede de Pesquisa
Com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações do Nordeste, o OndaCBC, produziu ao longo de anos de atuação uma biblioteca com extensa produção de artigos científicos. É resultado de investimentos em pesquisas e de parcerias entre diversas Universidades do Nordeste e Instituições de pesquisas regionais, nacionais e internacionais.
Utilize as setas laterais (esquerda e direita) para navegar entre as Redes em ordem alfabética